quarta-feira, 17 de abril de 2013

VICENTE DE CARVALHO E A SUA FONTE






Esta foto é de Vicente de Carvalho, escritor e político brasileiro que nasceu na cidade de Santos em 1.866. Se fosse vivo, ele teria hoje 147 anos de idade. 
Claro que isso não seria possível, mas ele tornou possível que uma poesia criada por ele quando tinha apenas 19 anos de idade, chegasse até nós.
Sabe qual?

Leia bem alto:

"A FLOR E A FONTE" 


"Deixa-me, fonte!" Dizia
A flor, tonta de terror. 
E a fonte, sonora e fria,
Cantava, levando a flor.
"Deixa-me, deixa-me, fonte! 
" Dizia a flor a chorar:
"Eu fui nascida no monte... 
"Não me leves para o mar". 
E a fonte, rápida e fria, 
Com um sussurro zombador, 
Por sobre a areia corria, 
Corria levando a flor. 
"Ai, balanços do meu galho,
"Balanços do berço meu; 
"Ai, claras gotas de orvalho 
"Caídas do azul do céu!... 
Chorava a flor, e gemia, 
Branca, branca de terror, 
E a fonte, sonora e fria 
Rolava levando a flor. 
"Adeus, sombra das ramadas, 
"Cantigas do rouxinol; 
"Ai, festa das madrugadas, 
"Doçuras do pôr do sol; 
"Carícia das brisas leves 
"Que abrem rasgões de luar... 
"Fonte, fonte, não me leves, 
"Não me leves para o mar!... 
" As correntezas da vida 
E os restos do meu amor 
Resvalam numa descida 
Como a da fonte e da flo
r...

Nenhum comentário:

Postar um comentário